Como receber informações do módulo Requisição através do Webhook

O que é Webhook? É uma tecnologia que permite a comunicação entre duas plataformas fazendo o envio de notificações de uma para outra. 

Na prática, o módulo Requisição é o emissor da notificação e o Webhook é o canal de comunicação que envia para a outra plataforma, que é o receptor.

Como habilitar o Webhook?

1. É simples, no Painel Administrador entre no menu “Recursos Humanos”, depois “Permissões” e em seguida “Configurações”. Então role a página para baixo

2. Após localizar a opção Webhook, clique em “Expandir” conforme marcação (1) (após clicar mudará para ‘Recolher’) e habilite a permissão “Gerenciar Webhook” para o papel que terá acesso a ele no Painel Administrador. Feito isso a permissão será registrada.

Como ativar o Webhook?

A ativação do Webhook no módulo Requisição está disponível no Painel Administrador e deve ser configurado em cada fluxo, conforme passo a passo:

1. No Painel Administrador clique em “Intra Produtividade”, depois em “Requisição”, “Relatório de Fluxos” e então clique em “Selecione”, “Configurar Webhook” no fluxo que você deseja ativar a comunicação:

2. Feito isso, basta preencher os campos “URL Webhook Criação” e “URL Webhook Conclusão” com os dados da plataforma que receberá a notificação do módulo Requisição e então clique em “Salvar”:

2. Em “Documentação sobre o conteúdo enviado pelo webhook”, clicando nas setas “” (verificar marcação na imagem anterior), você consegue visualizar um exemplo de conteúdo enviado pelo webhook e também testar o envio da notificação.

Como fazer o disparo do Webhook?

O processo de disparo da notificação é feito manualmente. Acesse o menu Configurações no Painel Administrador e depois na opção Webhook para abrir o Relatório de Webhook, onde é possível visualizar: 

Id: número do identificador do webhook;

Módulo: nome do módulo, no caso da intranet, requisição;

Assunto: a primeira palavra indicará se é um notificação de criação (Criada) ou conclusão (Concluída) de uma requisição, após o ‘-’ é o nome da requisição;

Criado em: data e hora da criação da requisição;

Enviado em: data e hora do disparo da intranet para a plataforma receptora;

Tentativas: número de tentativa de disparo;

Situação: status do envio para a plataforma.

1. Para fazer o disparo clique em “Selecione” e depois em “Disparar Webhook.”

2. Feito isso, se a configuração realizada estiver correta e o Webhook tiver sido enviado, a Situação mudará para “Enviado” conforme imagem abaixo:

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail suporte@vivaintra.com ou através do chat em seu painel administrador.

Requisições