Felicidade no trabalho: Ideias para deixar colaboradores mais felizes

A felicidade do colaborador é um assunto em alta e pode ser um bom negócio para as empresas. Isso se deve ao fato de que a felicidade no trabalho faz com que os colaboradores produzam mais. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, trabalhadores felizes podem chegar a produzir 12% a mais que os outros, contribuindo também para a redução da rotatividade.

Mesmo que seja uma assunto em alta, muitas dúvidas surgem entre gestores e profissionais de RH. Realmente é possível ser feliz no trabalho? O que contribui para isso? Como medir a felicidade do colaborador?

Essas dúvidas surgem, pois, a felicidade é algo subjetivo, ou seja, o conceito pode mudar de pessoa para pessoa. Cabe à empresa, identificar e estabelecer maneiras de colaborar com a felicidade do colaborador e é isso que abordaremos aqui.

É possível ser feliz no trabalho?

Fazer com o que o colaborador seja feliz no trabalho não é uma tarefa fácil. Mas sim, é uma realidade possível. No caso do trabalho, a sensação de felicidade pode se relacionar com outros sentimentos que o levem a satisfação com suas atividades profissionais. Um exemplo disso, é que se uma pessoa se sente realizada em outras áreas da vida e como seu entorno, a chance dela ser feliz com aquilo que trabalha é maior. Esse conceito também vale no sentido contrário, se uma pessoa está feliz no trabalho, outras áreas de sua vida poderão sofrer influência.

A importância da felicidade no trabalho

Já que o sentimento de felicidade pode sofrer influência de diferentes setores da vida do colaborador, é natural que ela vá interferir diretamente no trabalho.

O primeiro sinal dessa interferência, é a mudança de comportamentos e atitudes. Um colaborador feliz, pode trazer novas ideias, engajar mais e ser mais produtivo.

Segundo a Gallup, a felicidade no trabalho pode ter reflexos até mesmo na rotatividade, diminuindo em 51% esse índice em empresas que priorizam ações para a felicidade do colaborador. Outros benefícios da felicidade no trabalho:

  • Clientes mais satisfeitos com o atendimento;
  • Aumentos no número de vendas e na qualidade dos serviços prestados;
  • Redução no número de faltas e atrasos.

No entanto, poucas empresas investem além do básico para obter estes resultados, restringindo ações com foco no colaborador a apenas alguns momentos durante sua jornada.

Fatores que trazem felicidade no trabalho

O processo ideal para proporcionar a felicidade do colaborador não existe, pois, assim como o conceito do que é felicidade, o processo muda de empresa para empresa.

Contudo, o primeiro passo para compreender os fatores que trazem felicidade ao trabalho é deixar de lado o processo de gestão com foco apenas na produção. Além da capacidade produtiva, defina processos que considerem os sentimentos, habilidades, interesses, necessidades e dificuldades.

Isto significa, que diferentes aspectos pessoais das pessoas, devem fazer parte dos processo e desenvolvimento da empresa, para que ele possa atingir melhores índices de produtividade. Deste modo, o colaborador feliz, será aquele capaz de equilibrar de maneira saudável, aspectos da sua vida profissional e pessoal.

Nesse caso, o que pode ser feito no ambiente de trabalho para melhorar esses aspectos da vida do colaborador? Alguns fatores atuam diretamente no bem-estar do ambiente de trabalho. Conheça alguns deles:

Clima organizacional

O clima organizacional acaba influenciando diretamente no desempenho dos membros da equipe. Como ele é o retrato da percepção que o colaborador tem do ambiente de trabalho, é importante que essa percepção seja positiva.

Para criar um ambiente mais acolhedor e positivo, vale investir em happy hours e outros eventos mais informais, visando aproximar a equipe e gestores, oferecendo experiências agradáveis. Você pode utilizar até mesmo o módulo Reuniões Online da Vivaintra para organizar esses encontros mais informais.

Comunicação

Forneça canais de comunicação abertos aos colaboradores. Não existe melhor maneira de compreender o que realmente os deixa felizes, do que ouvir isso dos próprios colaboradores. Todos os níveis da empresa devem fazer parte desse processo, seja para compreender como está o clima, a experiência, tomar decisões, etc.

Pensando nesse fator, a Vivaintra fornece diferentes módulos que facilitam a comunicação entre colaboradores e gestão:

  • Chat: é um canal de comunicação direto entre equipes e setores, que permite conversas individuais ou em grupo.
  • Formulário e enquetes: são ideais para ajudar a empresa na tomada de decisão;
  • Caixa de ideias: pode ser acessada na página inicial da Intranet para que os colaboradores deem suas próprias ideias e sugestões sobre o ambiente de trabalho.

Feedbacks frequentes

Os feedbacks são muito valiosos para garantir a felicidade no trabalho. É importante que eles aconteçam nas duas direções, ou seja, da gestão para o colaborador e do colaborador para gestão. Eles devem acontecer periodicamente e você inclusive, pode deixar programado na Agenda da Vivaintra a frequência em que eles vão ocorrer, reduzindo o risco dos feedbacks serem esquecidos.

Procure ir além das críticas e oferecer feedbacks construtivos, que vão ajudar na melhora de desempenho, relacionamento e produtividade. Eles podem acontecer de maneira individual, com gestão e colaborador e o módulo Reuniões Online é perfeito para esse tipo de feedback, caso trabalhem a distância. Dessa maneira é possível melhorar a motivação dos colaboradores e eles poderão sentir que realmente fazem parte da organização.

Planos de carreira

A falta de perspectiva de carreira e salários são uma das maiores causas de turnover. Um plano de carreira bem estruturado e realista, poderia colocar um fim nessa questão.

Muitos profissionais buscam crescimento profissional, alguns de maneira vertical, outros de maneira horizontal, no entanto, essa visão de crescimento só é possível a partir de um plano de carreira bem estabelecido.

Se utiliza a Vivaintra, considere deixar o Plano de Carreira acessível, utilizando o módulo Hotsites do seu setor de RH. Outra alternativa e criar um curso no Capacitação para que o colaborador tenha uma compreensão mais profunda e interativa do processo.

Independentemente do recursos utilizado, o plano deve ser transparente e se aplicar a todos os funcionários, definindo critérios para promoção e aumento salarial. Dessa forma, os objetivos de carreira serão visíveis ao colaborador, o deixando mais motivado e satisfeito.

Inovação constante

Indo além do âmbito profissional, qualquer organização que se preocupe com a felicidade do colaborador deve buscar inovar em outros aspectos.

Estimular o bem-estar fora também do ambiente de trabalho, é uma boa maneira de deixar seu colaborador mais feliz! Alguns investimentos que a empresa pode adotar, não se limitam a ações pontuais, como, por exemplo, brindes e eventos. Abaixo vamos abordar alguns exemplos.

Flexibilização do trabalho

Caso seja possível, flexibilizar a jornada de trabalho, dando ao colaborador a opção de trabalhar remotamente ou em um formato híbrido. Independente da escolha, o objetivo é dar mais liberdade ao colaborador para adaptar sua rotina pessoal e profissional, para ser mais tranquila e produtiva.

Plano de benefícios

Provavelmente já trabalhou em algum local com benefícios básicos e obrigatórios como Vale Transporte ou Plano de Saúde. Por isso, para que os benefícios ofertados sejam realmente atrativos ao colaborador, considere o que pode ser do interesse deles. Mas algumas opções comuns e vantajosas para o colaborador são:

  • Iniciativas com foco na saúde e bem-estar;
  • Apoio psicológico;
  • Desenvolvimento de competências e apoio financeiro para educação;
  • Benefícios flexíveis.

Não esqueça de incentivar o colaborador a preencher o Meu perfil na Vivaintra, com suas habilidades e interesses, que vão ajudar na definição de ações e benefícios que possam incentivar a equipe. O mesmo vale para a Caixa de Ideias, um recursos fácil de usar, onde os colaboradores podem dar suas ideias de benefícios.

A vantagem de alinhar os benefícios às expectativas do colaborador é a redução de gastos desnecessários, com benefícios que não contribuem efetivamente com a experiência na empresa.

Conhecimento

Inovar também é trazer conhecimento para o colaborador e dar oportunidade para que ele compartilhe o que sabe. Esse processo gera o sentimento de pertencimento no colaborador e auxilia na integração.

A Integração pode acontecer através de seminários, treinamentos e outras ações, entre todos os setores. Uma dica, é utilizar o módulo Blogs da Vivaintra, onde cada setor da empresa, pode alimentar com conteúdos sobre temas relevantes da área e instigar os demais colaboradores a interagirem e aprenderem mais sobre o assunto.

Propósito

Dar ao colaborador um propósito é imprescindível. Nem sempre um bom salário e benefícios é o suficiente. Por esse motivo, a empresa deve dar ao colaborador algo pelo que trabalhar.

O propósito, a cultura, a missão e os valores da empresa devem ser claros e muito bem definidos. Além disso, ele deve motivar a equipe. Isso vai fazer com que cada um entenda como seu trabalho contribuirá para que esse propósito seja alcançado.

Para auxiliar nesse processo, quem utiliza a Vivaintra pode contar com diversos módulos na intranet, desenvolvidos especialmente para ajudar na experiência do colaborador e tornam a tarefa de difundir o propósito da empresa mais fácil, como o módulo de Notícias, Hotsites, e Linha do Tempo .

Ter a cultura organizacional bem definida, significa ter um time alinhado, engajado e motivado, além de ter a sensação de pertencimento, que resulta em mais produtividade e felicidade no trabalho.

Mas como medir a felicidade no trabalho?

Existem muitas formas de medir a felicidade do colaborador, no entanto, a mais praticada atualmente é a pesquisa de clima. A pesquisa de clima é feita para mensurar qual a percepção do colaborador em relação à empresa. Ela é uma pesquisa mais longa, por isso exige certo tempo e dedicação do colaborador para responder, mas seus resultados fornecem uma visão geral de diversos indicadores relevantes para a organização.

Por tanto, avalie periodicamente o clima da organização com uma pesquisa de clima. O módulo Formulários é uma ótima saída para a criação de pesquisas. Usuários administradores podem acessar e configurar rapidamente pelo Painel Administrativo e ainda acessar o relatório sobre o resultado.

Agora que já compreendeu a importância de preservar a felicidade no trabalho, é hora de estabelecer quais serão as ações e atitudes que a empresa deve tomar para deixar seus colaboradores mais felizes. São pequenas ações e atitudes que podem tornar o dia a dia do colaborador muito mais produtivo, engajado e, consequentemente, mais feliz.