Happy Hour Online: ideias para integrar colaboradores no home office

mulher contente am frente a um computador

Em algumas empresas, o happy hour é um dos momentos mais aguardados pelos colaboradores. Seja para comemorar uma meta batida ou simplesmente para confraternizar. Mas é possível ter esse momento de descontração de maneira remota? A resposta é sim!

Essa realidade se fez mais presente nos últimos anos, onde, devido à Pandemia do Coronavírus, empresas e colaboradores precisaram se adaptar a modalidade de trabalho remoto. Mesmo sem a necessidade de seguir todas as medidas de prevenção, empresas pelo mundo todo adotaram o Home Office como definitivo.

Essa forma de trabalhar e de se relacionar, ganhou espaço e a preferência da grande maioria, no entanto, algumas características da modalidade de trabalho presencial fizeram falta no dia a dia, e uma delas é o happy hour.

Sobre o happy hour

O tradicional happy hour normalmente é realizado no fim ou após o expediente de trabalho, e se tornou um importante momento entre os colegas de trabalho, indo além de brincadeiras ou comidas gostosas. Ele pode acontecer na própria empresa ou então em algum local próximo ao trabalho, como um bar ou restaurante.

No entanto, assim como muitas atividades, afazeres e tarefas precisaram se adaptar ao home office, é interessante pensar também em como trazer esses momentos de socialização para o remoto, mantendo a integração e o engajamento dos colaboradores. Então, se a sua empresa não tem o costume de fazer o happy hour regularmente, deveria considerar aderir a essa prática.

Por que manter o happy hour mesmo home office?

Para uma integração que vá além do chat e reuniões da empresa, o happy hour online é uma ótima opção. O ser humano é um ser social e é fundamental proporcionar esses momentos, para aproximar colaboradores e gestão, que no home office ficam naturalmente mais distantes.

Um retrato dessa situação pode ser notada nos dados de uma pesquisa realizada pela Gallup. O relatório chamado State of the Global Workplace 2021, demonstrou que o engajamento dos colaboradores diminuiu no mundo todo em 2020, início da pandemia.

Portanto, é durante esses momentos, que todos podem se comunicar de maneira aberta, engajar e trazer para o bate-papo assuntos que não são necessariamente sobre o trabalho. Isso promoverá uma proximidade e relacionamento entre as pessoas, aliviando a sensação de isolamento. Para ajudar, o time de Gente e Gestão deve estar preparado, com dinâmicas ou outros processos que vão quebrar o gelo durante happy hour.

Além disso, esses encontros virtuais são um recurso de interação que elimina qualquer barreira, permitindo a participação de pessoas em diferentes estados e até países. Sendo uma oportunidade e tanto de favorecer também o employer branding. Para isso acontecer, a organização deve ser bem executada. Se não sabe por onde começar, continue a leitura para descobrir.

Como organizar o happy hour online

Antes de iniciar a organização do happy hour, é interessante determinar as preferências do time. Fazendo uma pesquisa interna com todos, é possível levantar algumas informações que servirão como ponto de partida. Algumas perguntas que podem ser feitas nesta pesquisa:

  • Qual a melhor frequência?
  • Qual o melhor dia da semana?
  • Quanto tempo deve durar?
  • Que tipo de atividade ele gostaria de participar?

Abra espaço para que todos possam participar, dessa forma, você já tem algumas informações que vão facilitar a organização. Na plataforma da Vivaintra, alguns módulos como Formulário, Enquetes e a Caixa de Ideias, permitem que o colaborador participe e dê ideias para o happy hour e qualquer outra ação realizada pela empresa.

Não esqueça de fazer uma boa divulgação

O engajamento com o happy hour pode começar até mesmo antes do evento, compartilhando com os colaboradores todos os detalhes e deixando registrado na agenda um lembrete.

Na Vivaintra, os eventos como o happy hour são divulgados facilmente na Intranet com todos os colaboradores. Através do módulo Eventos, você pode compartilhar todos os detalhes do encontro por lá e fazer o convite para confirmarem a participação. Além disso, u espaço para que os colaboradores tirem suas dúvidas sobre o evento também está disponível.

Após o happy hour, cada membro poderá compartilhar o registro dos melhores momentos do encontro com o módulo Galeria, também disponível na Vivaintra.

Escolha a plataforma ideal

Depois da organização, um dos passos importante é definir onde o happy hour vai acontecer. Por mais que ele seja virtual, é necessário escolher com cautela a plataforma que será utilizada, pois ela pode interferir diretamente na experiência do colaborador.

As ferramentas mais utilizadas atualmente, são o Zoom, Google Meet, Hangouts, Skype, Microsoft Teams e na Viviantra, você pode usar o recurso de Reuniões Online. Para te ajudar, analise quais ferramentas os colaboradores têm acesso fácil e o número máximo de integrantes na sala, pois, algumas delas possuem limite.

Comes e bebes devem fazer parte do happy hour

O happy hour não deve parecer mais uma reunião online, ou seja, não é algo para se discutir sobre trabalho. Portanto, para fugir desse cenário, garantir os comes e bebes é essencial.

Usar a criatividade também é válido e para não ficar repetitivo. Faça o envio de kits temáticos, como, por exemplo, comidas de Festa Junina, Natal, ou de diferentes regiões do país. No Perfil do colaborador na intranet, você tem acesso ao endereço e outras informações relevantes.

Se quiser tornar esse momento ainda mais interativo, existe ainda a possibilidade de mandar para os colaboradores, os ingredientes para prepararem uma refeição especial e diferenciada. Não esqueça de considerar as restrições e regimes alimentares de quem participará do encontro.

Se os colaboradores preferem diferentes opções na hora do happy hour, a solução ideal é disponibilizar vouchers ou cupons de desconto para usarem como preferirem.

Desenvolva dinâmicas para divertir o time

Não é incomum, que mesmo online, as pessoas fiquem mais tímidas e acabam não interagindo umas com as outras. Por esse motivo, os jogos e dinâmicas, são uma ótima maneira de quebrar o gelo e levar o time a interagir mais.

Jogos

Atualmente, muitos recursos estão disponíveis para esses momentos virtuais em grupo, alguns games populares que podem ser jogados em equipe, também podem ser encontrados no ambiente virtual. Algumas opções:

Esses games são bem populares offline, mas suas versões online são perfeitas para deixar o happy hour mais divertido.
Também existem diferentes tipos de dinâmicas para grupos, com foco na integração, colaboração ou apenas no relaxamento. Procure aquela que mais se adapta as características do time e com o tempo disponível para realizá-la

Apresentações e workshops

Para inovar ainda mais nesse momento e surpreender o time, promova um conteúdo exclusivo com especialistas, como uma aula de culinária, um workshop de meditação ou até mesmo um show ao vivo!
Vale usar a criatividade e o que estiver à disposição para garantir a diversão e satisfação dos colaboradores nesse encontro.

Colete o feedback para tornar os encontros cada vez melhores

Agora que compreendeu os passo para organizar o happy hour online na sua empresa, é o momento de colocar a mão na massa. Algumas ideias são simples e outras podem exigir mais orçamento, no entanto, o que vale é escutar seus colaboradores para compreender o que pode tornar esse encontro mais divertido.

Um formulário para captar a opinião de cada um pode trazer insights valiosos para os próximo encontros. A Vivaintra Disponibiliza o módulo Formulários no Painel Administrativo da Intranet, que facilita a criação e o compartilhamento por link dos formulários criados.

Portanto, não esqueça de fazer a coleta de feedbacks com frequência e dê abertura para darem opiniões, ideias e sugestões de como tornar o happy hour cada vez melhor. Gradualmente, os resultados dessas ações, poderão ser notado no engajamento e produtividade da sua equipe.